Creches em Cidade Tiradentes e Guaianases atendem a quase toda demanda
21/08/12 00:12Ampliar a capacidade das creches municipais será um dos principais desafios dos candidatos à Prefeitura de São Paulo, como mostrou reportagem desta segunda na Folha. De acordo com o texto, 145 mil crianças esperam por vagas nas creches paulistanas. Leia aqui a reportagem completa.
Utilizando os dados da Secretaria Municipal de Educação agregados pelo Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo, foi possível enxergar quais são as subprefeitura mais bem servidas em número absoluto de creches, bem como a porcentagem de demanda atendida.
No gráfico abaixo, que compara o número total de pedidos de matrícula com a porcentagem da demanda atendida, é possível ver que as Subprefeituras de Cidade Tiradentes e Guaianases, ambas na zona leste, estão em melhor posição. A última tem 94,52% dos pedidos atendidos, enquanto a primeira, à frente no ranking municipal, 95,89%. Campo Limpo e Cidade Ademar, na zona sul, são as subprefeituras com pior proporção de atendimento.
A razão pela qual essas regiões estão bem ou mal atendidas se torna mais clara quando se explora o mapa da distribuição das creches pelos 96 distritos da cidade.
Assim como é campeã na proporção de atendimento, Cidade Tiradentes também possui o maior número de unidades, 61. Já a zona sul disputa com o centro o posto de região com menor número de creches. Paralheiros possui apenas uma creche. O distrito da República, nenhuma. Os dados também foram obtidos no banco de dados da Rede Nossa São Paulo.
Clique sobre o mapa para ver o nome dos distritos e de cada uma das unidades.