Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade
Folha SP Dados

Sobre Um projeto parceria entre Folha e ICFJKnight

Perfil completo

Como se mede o trânsito de São Paulo

Por Agência Mural
31/08/12 20:23

O trânsito de São Paulo é, talvez, um dos assuntos mais comentados da cidade. A informação é valiosa: pode evitar que o motorista perca horas preso em um engarrafamento.

Há rádios especializadas no assuntos, programas de TV, aplicativos de celular, sites, entre outros sistemas de monitoramento. Até a gigante Google entrou no ramo e transmite dados de sete metrópoles brasileiras em seus mapas, como noticiou a Folha.

A Companhia Engenharia de Tráfego (CET) é a principal fonte de informações para quem quer saber como está a lentidão na capital. Com o crescimento de São Paulo e o aumento no número de veículos, o raio de alcance da companhia chegou, em 2010, a 868 quilômetros, ou 175 vias da cidade.

Os dados são coletados de 3 formas diferentes: o Posto Avançado de Campo, com funcionários da companhia posicionados no alto de prédios; câmeras de monitoramento e funcionários que circulam pelas principais vias e relatam o tráfego à central de operações.

Quando a informação chega na CET, um banco de dados calcula o índice de lentidão que a cidade apresenta no momento. O número é atualizado quase minuto a minuto, segundo a estatal.

O Maplink, empresa privada que faz monitoramento de trânsito, trabalha de forma diferente. 800 mil veículos são monitorados em todo o Brasil. As posições dos carros são recebidas de forma anônima e a situação do trânsito é calculada a partir da velocidade da via. Se for detectado que o carro está a 40 quilômetros por hora em uma via de 60 quilômetros de extensão, por exemplo, é possível determinar o tempo médio do trajeto.

Já no monitoramento do Google, o índice é calculado a partir da participação voluntária de usuários que mantêm a opção “Meu Local” ativada no Google Maps do smartphone. Assim, a empresa consegue medir quanto tempo um motorista demora para se deslocar de um ponto ao outro.

No gráfico abaixo, você confere a evolução do pico de lentidão no trânsito de São Paulo  nos últimos anos. Passando o mouse em cima dos pontos, é possível visualizar o índice por ano.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Os comentários pelo formulário foram fechados para este post!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).