São Paulo fica em 8º em ranking internacional de bibliotecas
27/09/12 16:06Um recente estudo feito pela prefeitura de Londres comparou 12 metrópoles mundiais em diversos quesitos ligados à arte: salas de teatro e concerto, galerias de arte, bibliotecas públicas, entre outros.
Segundo o levantamento, que, entre outras fontes, reuniu dados da SPTuris e das secretarias municipais de cultura e de planejamento, a capital tem 116 bibliotecas públicas.
São Paulo tem mais unidades que Mumbai (80), Cingapura (25), Istambul (42) e, curiosamente, Berlim (88). Porém, a capital passa longe de Paris (830), Xangai (477) e Londres (383).
Também mensurado pela pesquisa, o hábito de pegar livros emprestados em São Paulo ficou muito abaixo das outras metrópoles. Em 2011, cada habitante da cidade pegou, em média, 0,7 livros nas bibliotecas públicas. Em Tóquio, o índice anual chega 8,64; em Nova York, 8,32; em Berlim, 6,8 livros.
Com 332.463 livros emprestados, a subprefeitura da Sé, no centro, ocupou a liderança no quesito em 2011, de acordo com dados do Infocidade . A região tem seis bibliotecas públicas municipais, como a Mario de Andrade e a Monteiro Lobato. Itaquera (60.276 livros), na zona leste, e Ipiranga (55.479), na zona sul, vêm logo atrás.
Cidade Ademar, na zona sul, não registrou nenhum emprétimo de livro em 2011, segundo a prefeitura.
Segundo a Rede Nossa São Paulo, a cidade tem 78 bibliotecas públicas administradas pela prefeitura. Há, ainda, 18 unidades especializadas. A organização não conta as 45 bibliotecas instaladas nos Centros de Educação Unificada (CEU).
Veja no mapa abaixo a distribuição das bibliotecas pela cidade, segundo a Nossa São Paulo. Clique nos pontos para checar o nome de cada uma. Para saber a quantidade de livros emprestados em 2011, clique nos que representam as subprefeituras: quanto mais escuro, maior é o número de empréstimos.
Para mais informações, visite o site de bibliotecas da Prefeitura de São Paulo.
Um motivo de orgulho, mais ainda temos que melhorar.
*MAS ainda temos…