Veja dados sobre uniões homoafetivas em SP
18/10/12 19:14Em meio à polêmica sobre os kits anti-homofobia na campanha para prefeito de São Paulo, o IBGE lançou os dados desagregados do Censo 2010 sobre casamentos e uniões concensuais no território brasileiro. Pela primeira vez as uniões de pessoas do mesmo sexo foram computadas.
São Paulo tem 7.738 casais com cônjuge do mesmo sexo. Em números absolutos, o Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 6.002, seguido por Por Porto Alegre, 1.795.
Veja o ranking das 20 cidades com maior número de uniões de pessoas do mesmo sexo:
No entanto, São Paulo aparece na posição 318º se levarmos em conta os dados proporcionais no Brasil inteiro. Apenas 0,08% das uniões têm casais do mesmo sexo. Itati (RS) é a primeira colocada, com 0,32; Caichoeira Alta é a segundo (GO), 0,31%.
No Brasil inteiro, há 67.445 uniões desta categoria.
O Censo 2010 também contou o número de domicílios cuja responsabilidade é compartilhada por cônjuges do mesmo sexo. Porém, os dados são reduzidos e podem não significar o total. Em entrevista à Folha nesta quinta-feira, Toni Reis, 48, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), diz que muitos brasileiros não assumem por vergonha, medo e homofobia.
A República, no centro, é o distrito paulistano com mais domicílios nesta condição, 552. Bela Vista (387) e Consolação (324) vêm na sequência.
O Censo não pergunta a opção sexual da pessoa, por isso não é possível saber com exatidão o número de homossexuais na cidade. Abaixo o mapa com os dados sobre os domicilíos cuja as responsabilidades são compartilhadas por cônjuges ou companheiros do mesmo sexo