Cartograma: os partidos ganhadores de acordo com o tamanho do eleitorado
29/10/12 09:32Com a vitória em São Paulo no pleito deste domingo, o PT será o partido que governará municípios para o maior número de eleitores, como mostrou reportagem de Ricardo Mendonça em edição especial desta segunda. Ao todo serão 27,6 milhões, ou 20% do eleitorado do país.
O PT foi o terceiro colocado no ranking de partidos com mais prefeitos eleitos: com 634 vitórias entre o primeiro e o segundo turno. À frente do partido de Lula estão o PMDB e o PSDB com 1027 e 704 prefeituras conquistadas respectivamente. Veja aqui o ranking completo de partidos e a evolução nas últimas 4 eleições
O mapa abaixo mostra todas as cidades do Brasil de acordo com o tamanho de seu eleitorado e as cores indicam os partidos eleitos para governá-las. Utilize o mouse para saber o nome da cidade, partido e prefeito
Sobre o mapa
Esse tipo de representação, criado pelo britânico Danny Dorling, professor de geografia da Universidade de Sheffield (Inglaterra), mostra o tamanho de cada município conforme a quantidade de eleitores. O objetivo é “corrigir” a desproporção entre a área do muncípio e sua população. Evita que centros urbanos muito populosos, normalmente com área pequena, acabem sendo subrepresentados.
A pesquisa e design dos polígonos do mapa foram feitso por Simon DuCroquet, artista gráfico da Folha, sob supervisão do editor Mario Kanno. A interatividade foi trabalhada pela equipe do FolhaSPDados utilizando o software de mapas MapBox.
Precisamos de tantas bolinhas assim? Muitas aí nem se sustentam com seus recursos próprios.
Bom trabalho,parabens
A cidade de Vitória da Conquista – BA,
com mais de 200.000 mil eleitores, consta como eleito prefeito de outros partidos. A saber foi Reeleito Guilherme Menezes do PT.
Caro Leonesio
Obrigado por seu comentário. A informação será corrigida
Ufa, ainda bem que São Caetano sempre se livra desta mácula vermelha.
Em Pindorama- SP pelo que me consta o prefeito eleito é Nelson Trabuco do DEM e mão do PSDB como na materia publicada .
Nem a política derrotista aplicado pela mídia junto com o STF conseguiu derrubar o PT. Sinal que o povo mais humilde está ligado e procuram se informar quem é quem para os seus interesses. A culpa do STF está em escolher o período eleitoral para julgar a 470. Jamais poderia ter feito o que fez. A história julgará.
São Paulo não é petista, a vitória foi do desejo de renovação. O PT pode ser a próxima vítima.
Cyrillo, SP não é petista e nem tucan@, só quer ser administrada por gente competente, como o Haddad, apenas isso. Finalmente demos um fim na sequencia de bufões como o Maluf, o Pittaq e o Kassab. Parabens a todos os paulistanos!!! Em 2014 será a vez dos paulistas darem o exemplo!!!
Só acho ruim os partidos pequenos estarem em Outros, o que dificulta a busca por dados específicos. A medida afinal é o tamanho do partido, e o tempo que eles têm na TV? Será que focar apenas os grandes é justo?
A cidade de Araçatuba-SP está com a grafia errada.