Mapa mostra mortes a tiros na Grande SP
10/11/12 19:26O mapa abaixo mostra as mortes a tiro e confrontos com baleados na Grande São Paulo desde o dia 24 de outubro. Ele será atualizado diariamente.
Os pontos amarelos representam confrontos envolvendo policiais militares; os vermelhos, as vítimas civis, baleadas ou mortas. Clique nos pontos e confira o endereço e data das ocorrências.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Comenta-se que as balas perdidas do Rio estão tão desorientadas que foram parar em São Paulo!
Já que o número de ocorrências envolvendo
policiais é reduzido,os demais atentados são
inexplicaveis,e as autoridades contam ape-
nas com a lei marcial,para deter os demais…
Sr Jose Porto, muito ótima sua colocação, mas o problema é colocá-la em prática, falta mais atitude de nossos governantes e comandantes policiais, um desgoverno total e muitas fraudes nesse curral organizacional público, acredito que falte agentes com maior competência e atitude com respeito a essa lambança por partes desses agentes, se continuar nessa maré de desgoverno, estamos perdido, o povo precisa começar a se manifestar é uma das únicas opções, esperar dos órgãos pelo que se nota não há sinal de melhora alguma só enganação, vergonhoso.
A luta dos bons Policiais, que são muitos, é impedida por esta verdadeira guerra que está sendo empreendida, tanto contra eles como contra a população.
Nós como como cidadãos devemos ter em conta uma aspecto muito importante em toda esta situação: se o crime organizado começou esta guerra aberta, é porque antes disso estavam recebendo reveses muito sérios por parte da polícia. E esta situação faz com que a cidadania tenha medo e o medo não deixa ver os fatos ou leva a esquecê-los.
Vergonhosa é a atitude dos governantes enquanto policiais e cidadãos estão morrendo: ficar nessa de “nós não precisamos nada” (governo estadual) ou “o estado não cumpre com o dever de proteger” (governo federal) é, no mínimo, uma falta de respeito supina com os cidadãos e com os bons policiais que estão morrendo. Se fossem coerentes e responsáveis, eles estariam falando discretamente e tomando resoluções e atitudes.
Governo Federal e Estadual estão obrigados a isso pelo próprio pacto federalista que marca a nossa Constituição e Sistema Organizativo. A Segurança numa situação de emergência como a atual, não deve nem pode ser partidária e ninguém pode pretender tirar vantagem dessa situação politicamente.
De outra parte, se a Polícia não for dotada de meios jurídicos e legais contundentes para lutar contra o crime organizado que é o terrorismo do Brasil, então o sistema criminoso se fortalece e retro-alimenta das próprias carências legislativas e penitenciárias.
Como aconteceu na Europa com o terrorismo, e a partir desse ponto é quando começou a derrota desses miseráveis, o crime organizado no Brasil deve ser tratado como tal. O que significa isso?
Em primeiro lugar: disperção por todo o território federal (e bem longe da sua origem) dos presos de grupos criminosos organizados.
Em segundo lugar, controle exaustivo na cadeia desses prisioneiros para que não possam ter acesso a meios de comunicação (celular, computador, etc); e controle de todos os contatos realizados por eles. Estão condenados e a cadeia não é a igreja: nem sequer arrependimento pode permitir que baixe a atenção e nível de segurança.
Em terceiro lugar, crime organizado é terrorismo sim, e as penas devem ser cumpridas totalmente até o fim, porque esses indivíduos têm meios para continuar cometendo crimes depois que sair da cadeia, principalmente se continuam a liderança desde o cárcere.
E em quarto lugar, deve ser modificada a legistação em referência a PM, PF, PC ou agentes judiciais, sejam federais ou estaduais que cometem crime desde dentro das corporações. Deve ser considerado mais grave que um crime hediondo, e pelo uso da sua posição vantajosa dentro do sistema, deve ter penas maiores que um criminoso comum ou até mesmo que um membro ou líder do crime organizado. E suas penas devem cumprir-se totalmente. A partir desse ponto, a corrupção policial ou judicial seria muito cara. E os criminosos já não estariam na situação de corromper de forma tão comum e a preços tão baratos.
De outra parte, o sistema informático deve estar blindado como acontece na Receita Federal: o movimento de cada funcionário dentro do sistema fica gravado para toda a vida. É um dever do Estado e da Federação proteger os seus cidadãos e os funcionários de justiça também devem receber essa proteção. Além disso, devem estabelecer-se níveis de segurança para impedir que dados tão sensíveis e críticos como nomes, endereços, etc. de policiais (seja o nível que for) ou de pessoas do judiciário possam ser acessados de forma tão fácil como o que aconteceu com essa listagem de 100 policiais.
Se os políticos brasileiros querem que o Brasil continue crescendo, querem realmente que chegue a ser um país considerado não somente pelo seu “milagre econômico”, deve ser também um país seguro, e para isso deve ser organizado. E já foi demonstrado que quando os políticos e a sociedade querem, e quando os políticios esquecem rivalidades meramente partidistas para fazer o trabalho para o qual foram elegidos: a defesa dos interesses sociais em todos os níveis, então as coisas começam a acontecer e funcionar.
Agora mais do que nunca, precisamos disso. Na Espanha, quando foram coordenadas as ações legislativas, executivas e policiais (tanto no referente à inteligência policial como às ações de repressão) em menos de 5 anos, o terrorismo não pôde mais cometer crimes. Aconteceu a mesma coisa na Itália e no Reino Unido e na Alemanha. Agora chegou a vez do Brasil demonstrar que a sua sociedade ao todo (políticos, policiais, judiciário, cidadãos) podemos lutar e vencer esta cambada de criminosos sem nenhum limite ético e que se permite matar quase por diversão cidadãos que estão tomando uma cerveja ou caminhando pela rua.
O poder que nós escolhemos para nos comandar foi aquele que nós colocamos nas urnas em qualquer uma das eleições que fomos votar. Agora chegou a hora de que esse senhores que estão cobrando um salário muito bom, justifiquem que merecem ser votados novamente.
E também chegou a hora de que a cidadania apoie aqueles que são bons profissionais, sejam policiais, juízes, agentes judiciários, etc; e desprezemos socialmente aquele que despreza estes valores e vende a sua posição. Lei dura com eles. Lei dura com o crime organizado. Em cinco ou seis anos de trabalho, é possível acabar com tudo isto. Se terrorismo pode ser derrotado, crime organizado também.
A culpa é dos gorvernantes, não é culpa dos polilciais, ou eles matam, ou esperam parados até morrerem. É preciso leis que sejam mais efetivas contra a bandidagem.
José Porto. Gostaria de ter sua permissão para copiar seu parecer e postar no meu facebook. Tenho discutido muito sobre essa guerra que está acontecendo não só em SP mas também em outros estados já e quando encontro matéria ou parecer digno, posto para meus amigos.
grata
Caro José, perfeita sua colocação e digna, de primeira página! O povo precisa reagir! Exigir! Publique no FB, You Tube, em mídias de acesso popular! Mais pessoas precisam se conscientizar disso!
Porto, voce escreve, escreve mas também é tendencioso.
Voce bem sabe que o governo federal sempre tentou ajudar, mas o governo do psdb que não quer, mais por vaidade, sem se preocupar com os cidadãos. Seje imparcial.
Desculpem o erro: escrevi “disperção”, quando queria escrever “dispersão”.
Há mais uma coisa que eu gostaria de dizer, agradecendo a possibilidade de que me permitam fazê-lo, seja lido ou não, mas acho que a sociedade deve se manifestar em cada oportunidade que lhe é dada.
E digo: a droga é, hoje em dia, o maior problema social. A luta, as leis e a repressão são necessárias. Mas, há outro aspecto fundamental: a educação.
Assim como as crianças receberam orientações constantes sobre regras do trânsito, comportamento do pedestre e outros assuntos diversos; desde muito cedo, nas escolas primárias, deveriamos incluir uma matéria social, onde as crianças vejam os efeitos da droga.
Efeitos em si mesmo e a perda de controle e a degeneração do ser humano. Efeitos sociais pelo sofrimento da família e dos danos gerados pelos síndromes de abstinência onde o consumidor perde todo o controle e mata, provocando novas tragédias, ou simplesmente esquece sentimentos de amizade e afeto, porque é incapaz de controlar ou de avaliar as suas ações nesse estado.
Pode parecer uma comparação simplista, mas, acho que não: na Alemanha, quando quiseram sensibilizar a sociedade relativamente à necessidade de reciclar, começaram a fazê-lo muito cedo através das escolar primárias.
E essa garotada toda foi a que começou realmente a educar os seus pais e familiares maiores que tinham outros hábitos. E quem é pai, e quem é mãe, sabe que conta mais a opinião de um filho quando tem razão de peso e fundamentada que muita campanha publicitária.
Aqui neste caso, não é que a sociedade esteja predisposta a olhar para o outro lado no caso da droga. Aqui acho que o caso é o contrário: o reforçamento da educação dos pais através da escola com a apresentação de casos reais e duros que façam a garotada pensar e desprezar a droga pela destruição que ela gera e que, portanto, a riqueza pessoal que é obtida por este meio não merece a menor admiração. Ao contrário.
É impossível conceber o desconhecimento prévio, por parte das autoridades políticas e policiais, de um evento tão violento como esse. Incompetência (desconhecimento) ou descaso (conhecimento prévio)? Ambos são gravíssimos na gestão de uma cidade da importância de São Paulo.
Engraçada, ou melhor, misteriosa essa tentativa da mídia maior em descaracterizar a violência na Cidade de São Paulo. A mídia insiste em chamar a violência na capital paulista de “Onda de Violência”, como se não existissem crimes em grande quantidade em São Paulo a todo instante. É um momento, apenas um momento. Em qualquer outra cidade não é dessa forma que a mídia atua. Talvez porque quem governa o Estado há mais ou menos 25 anos é o PSDB, provando que a forma neoliberal de fazer as coisas apenas divide a cidade entre elite e inimigos da elite?
esta lista não esta correta, nao aparece nenhum homicidio na cidade de Poá, eu mesmo presenciei 3 (tres).
Concordo! Em Ferraz de Vasconcelos, também!
o PSDB criou (para acabar com motins, destruir outras facções -seita satânica e crdb- e reduzir a contratação de ASP), fomentou mandando-os ás prisões do Rio de Janeiro, usou (alckmim estava em 3o nas pesquisas há poucos dias da eleição e ganhou a eleição graças ao massacre do castelinho), e agora a esposa do governador é a melhor advogada do crime organizado.
Cade a valorizacao do policial , do cidadao que nos protege?
Esta mais que na hora as Autoridades agir com rigor, ate quando isso meus Deus!
corrigindo meu Deus… desculpe
reportagem deste jornal informa que Apenas 3% dos inquéritos achamculpados para assassinatosou seja MATE alguem e voce terá 97% de chancede sair impuneem assaltos tb vemos a impunidade prevalecer
em crime de colarinho branco então a impunidade deve beirar o 99,999999999999999% dos casos
para quem ainda tinha duvidas, eis o BRASIL: o país onde ser criminoso COMPENSA
Para T. Coutinho. O problema não é porque o Estado é governado pelo PSDB há 25 anos e sim a omissão dos governantes do PSDB que não tomam providências quanto à escalada da violência.
eu já penso deferente o erro esta na historia des que as pessoa egoista so pensa nelas iguinora o fato muitas coisa acontece diante do nossos olhos eu vejo com meus proprio olhos que a sociedade brasileira é muito preconceituosa e os empresario não ficam atras. essa vida de bandido e ladrão vem de berço o que fas piorar é a falta de união entre as pessoas que vivem sociedade. sempre vai existir um rico e pobre um negro e um branco é a vida. os politicos sempre vam pensar neles nunca na sociedade evonta dele, já pensou em ajudar seu irmão que esta do seu lado precisando de algo?
Por que SP chegou à situação atual? Por que dos ataques agora? Rompeu-se o pacto?
Há muitos comentários aqui que acham que o crime organizado começaram esta guerra, porque antes disso estavam recebendo reveses e resposta por parte da polícia.
Infelizmente estamos perdendo a guerra para a criminalidade, porque de um lado existe uma polícia violenta, por outro lado uma Facção que domina os presídios. .
Há quem diga que o “Pacto” foi rompido por conta daquele confronto da Facção com a Rota na Zona leste da Capital.
Mas, tudo indica que “pacto” não foi interrompido pela ordem expressa dos os lideres da facção, ou pela ameaça do dedo nervoso de jovens recrutas do PCC, como acredita alguns. O “pacto” foi rompido por uma serie de circunstancias da qual o sociólogo Luiz Eduardo Soares chamou de futuro sombrio da Segurança Pública.
Ou seja, não se fez opção em ataca a origem e causas da violência, mas apenas enfrentar os seus efeitos. . Na verdade, o “pacto” foi interrompido, porque com a PM, não tem conversa, são disciplinados muitas vezes procura o confronto para defender a corporação.
No entanto se esquecem de que no meio esta a sociedade. Para quem não se lembra no domingo (4/11), reportagem de Bruno Paes Manso publicada no Estado de S. Paulo (“Por que SP chegou à situação atual?”) reafirma que o secretário Ferreira Pinto, ao deslocar das investigações a Polícia Civil, deu mais poderes à Polícia Militar, chegando a incumbir a Rota, tropa de choque da PM, de fazer investigações sobre o PCC.
O corre que a SSP fez opção pela ação direta da PM e sua letalidade, não combateu o crime na sua origem!
atualmente venho observando que não existe só a facção do denominado PCC, existe tambem a facção dos entendidos intelectuais como vc, explanador, q traz a tona a sua ideologia e acaba transparecendo a sua ignorância.
pessoas assim como vc ou vc”s, covardes colaboram e muito para o desenvolvimento da comunidade paulistana. Covardes como são, estão sempre em cima do muro atacando e contraatacando as organizações sejam ela oficiais ou não, sempre criticando as forças do bem que com suas estratégias e ações, por um motivo ou outro erram.
Ai o entendido, toma uma atitude, sai de cima do muro toma a linha de frente e mete as caras pra resolver os problemas da violência de São Paulo, assim como vc tem muitos, tão cheio de razão, mas acabam colaborando com a anarquia. Parabens pela sua conduta de covarde. O seu senso de patriotismo me deixa perplexo.
SEGURANÇA, DEVER DO ESTADO, DIREITO E OBRIGAÇÃO DE TODOS.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA valeu!
Desculpe, mais este mapa está furado! O início dessa onda de violência está na Penha/Cangaíba com a morte de cinco bandidos pela Rota e o mapa não mostra isto! Pelos meus cálculos na região mais de dez pessoas já foram mortas!
Vamos acabar com essa onda de violência,vamos aclamar a PAZ.Junte-se toda a polícia,unifique-se e vamos em busca do bem comum: o CIDADÃO que paga seus impostos, acorda cedo e quer ter PAZ.
Si Vis Pax Parabelum (Se queres a paz,prepa
ra-te para a guerra).Portanto apenas o esta-
do de sítio coibirá a onda de violência…
Infelizmente, o pior de tudo é que nossa principal autoridade do Estado fica mais preocupado com as estatísticas do que com as mortes.
Este Mapa está muito desatualizado, não reflete a atual situação tanto quanto a morte de civis ou policiais, também peca em não ter uma estatística por gráfico, pois não há como indicar seis mortes no mesmo local. A Situação tende a piorar até o Natal quando será dado ao povo de presente o Chamado Indulto de Natal, quando realmente o efetivo da Marginalidade vai praticamente triplicar nas ruas, e pelo que sabemos estes já sairão determinados a cumprir ordens de matar, ou simplesmente vão fugir, pois a Lei do crime é a Morte para quem não cumpre. Nisso tudo o Povo fica na pior porque até agora o Governo não definiu nada, quanto a isso.
rapeize, a onda de mortes vem desde junho. se liga Folha.
eu acho que ao inves da presidente Dilma,ficar fazendo media com srael e dando uma de boa samaritana.
deveria tomar vergonha na cara e olhar pra situacao do pais onde ela mora.
a violencia ja atingiu seu limite e ja nao se da mais pra aquentar essa onda de bandidos e assassinos que circulam pelo Brazil.
se quer fazer alguma coisa contra a violencia, que comese pelo Brazil.
hoje a seguransa do pais esta em seu limite zero.
e preciso colocar o exercito, marinha e policia militar nas ruas 24 horas direto.
andou nas ruas apos as 11 horas e nao tem documentos, que seja levado para uma triagem e saber quem e e porque estava nas ruas uma hora dessas.
o toque de recolher e preciso e se deve manter ate que essa onda de violencia seja controlada.
e lamentavel que o brazil tenha chego nessa situacao
e uma vergonha e mais vergonha e a presidente do pais, fazer vista gorsso e sair em defesa de srael.
um pais que ja vem guerriando a mais de 100 anos.
estes dados estao incompletos. houve mortes tambem aqui na regiao (Jardim Brasil), reportados pela concorrencia: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sp-registra-mais-12-mortes-em-uma-so-noite,953059,0.htm
Oi pessoal da FSP Dados,
Sejam duas cidades, A e B, com 100 mil e 10 milhoes de habitantes, respectivamente.
Se na cidade A ocorrem 2 assassinatos por dia (media), entao qual eh a probabilidade de alguem (sorteio aleatorio da distribuicao uniforme sobre os habitantes) ser assassinado amanha na cidade A? Seja P_A essa probabilidade.
Se na cidadee B ocorrem 100 assassinatos por dia (media), entao qual eh a probabilidade de alguem (sorteio aleatorio da distribuicao uniforme sobre os habitantes) ser assassinado amanha na cidade B? Seja P_B essa probabilidade.
P_A eh maior, menor ou igual a P_B?
A violencia na cidade A eh maior, menor ou igual aa violencia na cidade B?
Violencia corresponde ao numero medio de assassinatos por dia ou aa probabilidade de alguem (sorteio aleatorio da distribuicao uniforme sobre os habitantes) ser assassinado a cada dia?
Decidam-se, pois a cobertura da FSP esta demasiadamente confusa.
Abs
Interesses econômicos ,e o fato que muitos seres humanos (ou não) não vivem sem drogas .E o consumo é altíssimo .Sabe-se isto por pesquisas em amostras de agua coletadas no Rio Tiete, no caso da capital de São Paulo.Com essas leis atuais,sem chance.
A corrupção vai longe em todos os níveis da administração publica
.Acho que nem matando os cabeças o negócio se resolve.Tenso…
Desculpe mas não é possivel q esteja correto a informação do Bairro sta maria 2 baleados em 20/11
Sou a favor do cidadão de bem com condições psicológicas avaliado a poder porta a arma de fogo, privilegio para poucos. Tenta por fogo em um onibus no Texas? Estamos em uma guerra, o estado deixou o PCC crescer, estavam negociando explosivos com a FARC, colocariam em aeromodelos, para explodir fóruns, delegacias e facilitar fuga entre outras. PCC teve misericórdia por inocentes e policiais? Toque de recolher? Onde moro tem, acabaram com a vida noturna, gente que vive da noite(garçons, seguranças e etc). Vai falar de paz com eles? É burocrático ter armas mais vale a pena ter sim, desde que a pessoa seja apta seguindo a lei e fazendo cursos, em situaçoes de risco em casa va para o lugar mais seguro e faça uma barricada, decore de forma que facilite na emergencia, tenha um bom 38 +p+ 8 tiros jet loader(pistolas exigem mais adestramento para resolver panes). Pessoas em areas rurais 12 gauge pump, uma boito Bsa a mais em conta, tenha farta munição nao descumprindo a lei, um bom celular e nao saia da área segura(banheiros costumam ser bons) ate a chegada da policia. carros blindados usados saem em conta, não havendo de-laminação, batendo peça e afins, claro. O niveis IIIa atende as necessidades para civis. Falo de paz com quem quer negociar a paz. Esse PCC é covarde, fazendo guerra assimétrica que inclui psicológica.
Hj o crime esta no executivo, legislativo,judiciario,vereadores,deputados,
governadores, e etc.
o PCC so falta eleger um presidente.
Onde vamos parar
Reage São Paulo!!!
Sou mineira, vivo no Rio, mas amo profundamente esta cidade, na qual me sinto em casa, e sinto uma profunda tristeza, indignação por esse estado de guerra proporcionado pelo crime organizado e o governo desorganizado.
Torço pela vontade política, pelos valores éticos, que estes conduzam essa terra que eu amo tanto a PAZ, devolvam a todos nós o direito de ir e vir sem MEDO!
Oi FSP Dados,
Se voces vao acompanhar a criminalidade no dia a dia (eu acho otimo), eu tenho uma sugestao.
Voces poderiam publicar um histograma do percentual de dias em 365 dias corridos (ou outro prazo qualquer) em que ocorreram 0, 1, 2, 3… homicidios (ou qualquer outro tipo de crime).
Essa janela de tempo se moveria como acontece com a media movel. Mas neste caso a informacao seria mais detalhada.
Voces poderiam georeferenciar esse tipo de informacao (um histograma por area a ser definida).
Abs
Parabéns pela matéria, gostaria de deixar uma pergunta:
Exma. Presidente Dilma, o que está faltando para que o povo de bem possa sair às ruas?
Até quando estaremos presos em nossas casas, ou vendo filhos, amigos, pais, mães, netos, serem assassinados?
O povo que te elegeu, necessita de ação já!.
Tem que atacar o mal na origem. Descentralizar o sistema prisional. Cada cidade que cuide do seu preso, da sua fruta podre. O cara é do norte, ele que vá cumprir a sua pena lá. Sistema agrícola Penal, onde nao teriam contato com outros presos de outras cidades, e ainda, teriam que produzir, trabalhar na lavoura. Hoje um cara com 18 anos preso e condenado por praticar pequenos crimes, o governo manda para a faculdade, os CDPs. Amanha, após cumprir a pena, volta para sua cidade com todos os contatos do crime organizado. BASTA DE CDPs.
E mais ainda, depois que criaram o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, a criminalidade entre os jovens aumentaram. Ninguem quer ver isso. Que chequem os indices. Para a proteçao do trabalho escravo, não precisariamos do ECA, e sim, de criminalizar como hediondo o autor de tal crime. Outro problema, maioridade penal, que até hoje discutem. Esqueçam a idade (como no primeiro mundo), e foquem no crime. Praticou homicidio, independente da idade, vai pagar normalmente pelo crime.
Plebecito para pena de morte.
Estamos vivendo um momento delicado na Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A mídia por vezes querendo dissimular os feitos do que muitos governantes relutam em aceitar na existência de uma facção criminosa. Relutam até mesmo em falar seu nome, como forma de não divulgar seus feitos.
O resultado está aí, ônibus incendiados, lojas saqueadas, confrontos diários entre policiais e bandidos, civis mortos por “balas perdidas” e parece que o discurso não muda….
Estamos vivendo uma verdadeira guerra urbana da qual nossos governantes preferem “abafar” para não criar caos! Não há o que “abafar”, até quando vamos esconder da população o que está acontecendo???? Se as informações circulassem abertamente, será que as Polícias Militar e Civil não teriam mais apoio dos populares???
As vezes o que o paisano entende por truculência policial é apenas uma pronta resposta à uma ação criminosa… mas se a população não tiver a transparência de seu Governo, realmente fica difícil o cidadão comum entender.
Nessa guerra urbana de poderes, muitos polícias acabam agindo como “ferramentas” do comando e por vezes, tem suas carreiras e vidas abreviadas por pessoas das quais nem irão reconhecer seus esforços.
Precisamos repensar todas essas políticas de segurança!
antes de reafirmar que estamos em pé de guerra, quero dizer que precisamos de autoridade competente no qual esta devendo nossa autoridade como o governador e seus subordinados.
enfim a população que fica em fogo cruzado com medo de tudo e todos até de sair para trabalhar.
tendo em vista que existe possibilidade de proteção para a sociedade, acredito que poderá melhorar a situação.